Fogão a lenha e panela de barro

sexta-feira, 13 de abril de 2007 | Tiago Lemos

O nome primitivo do fogão a lenha utilizado pelos índios da era Tucuruba. Na escravatura, enormes, eles cozinhavam tachos e tachos na senzala. Tucuruba, esse era o nome do primitivo fogão de lenha usado pelos índios, principalmente os timbiras e tupi-guaranis. O fogo feito no chão era protegido por pedras. Sobre elas se assentavam as vasilhas de barro. Ao longo da história o fogão foi sendo modificado e passou a ocupar espaço nas cozinhas das casa do ciclo bandeirantista. Enormes, cozinhavam tachos e tachos de comida nas senzala. Menores, serviam para assados, pudins e compotas das casas das sinhás.
Aqui o fogão de tia Fransquinha e Tio Senhor Viturino. Imagine o gosto do feijão cuzido nessa panela de barro! Sem palavras...
Lembrei-me de uma música chamada Fogão de lenha cuja letra é a seguinte:

Fogão de lenha
Natália Bianca

Espere minha mãe estou voltando
Que falta faz pra mim um beijo seu
O orvalho das manhãs cobrindo as flores
Num raio de luar que era só meu
O sonho de grandeza, ó mãe querida
Um dia separou vocês e eu
Queria tanto ser alguém na vida
Apenas sou mais um que se perdeu
Pegue a viola, e a sanfona que eu tocava
Deixe um bule da café em cima do fogão
Fogão de lenha, e uma rede na varanda
Arrume tudo mãe querida, sua filha vai voltar

Mãe eu lembro tanto a nossa casa
E as coisas que falou quando eu saí
Lembro do meu pai que ficou triste
E nunca mais cantou depois que eu parti
Hoje eu já sei, mãemãe querida
Das lições da vida eu aprendi
O que eu vim procurar aqui distante
Eu sempre tive tudo e tudo estava aí
Pegue a viola, e a sanfona que eu tocava
Deixe um bule da café em cima do fogão
Fogão de lenha, e uma rede na varanda
Arrume tudo mãe querida, sua filha vai voltar
Espera minha mãe estou voutando...

Assista ao clip abaixo:

0 Responses to "Fogão a lenha e panela de barro"


« Older Entries Newer Entries »